Seja nosso seguidor

Se não é seguidor, cadastre agora

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

CAIADO DÁ UMA RASTEIRA NA AMAB



Um dos colégios eleitorais mais importantes do estado goiano é a região do Entorno do Distrito Federal, conhecida como RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno) que conta com 32 municípios chegando há aproximadamente 1.200.000,00 (Um Milhão Duzentos Mil habitantes).

Irei enfatizar nesse momento apenas os 11 municípios mais próximos do DF; Água Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antonio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, que tem 615.846 eleitores aptos a votarem. Fato é que essa região é de grande importância para o Governo de Goias e para o Governo do Distrito Federal, colégio eleitoral que influencia diretamente no cenário político das duas regiões.

Uma das grandes pautas em discussão nas resenhas políticas da região é; quem serão os nomes, os candidatos apoiados pelo governador Caiado nessas eleições, uma verdadeira corrida para quem receberá a benção patriarcal do governador, tarefa que não será fácil, pois muitas lideranças se aliançaram com o democrata no último ano.

Caiado já gravou vídeos para as campanhas de seis pré-candidatos de seu partido, Democratas e aliados:

Marco Túllio – Águas Lindas de Goiás
Antônio Lima – Cidade Ocidental
Daniel Sabino – Cristalina
Diego Sorgatto – Luziânia
Carlinhos do Mangão – Novo Gama
Joseleide Lázaro – Padre Bernardo
Aleandro Olívio – Santo Antônio do Descoberto

O governador terá pela frente grandes desafios, que irá exigir do democrata uma boa articulação política, na qual podemos citar Luziânia, onde o apoio de Caiado será dado ao deputado estadual Diego Sorgatto, apesar de outros nomes da base estarem na disputa: a atual prefeita, Professora Edna (Podemos), e o também deputado Wilde Cambão (PSD), que é considerado da base, por compor o grupo governista na Assembleia, embora seu partido não.

Dos candidatos apoiados por Caiado, há dois prefeitos já em mandato: Daniel Sabino, o Daniel do Sindicato, em Cristalina; e Aleandro Olívio, de Santo Antônio do Descoberto. Os dois se filiaram ao DEM neste ano.
Daniel foi eleito pelo PSB e Aleandro, pelo PROS. Aleandro era vice-prefeito e assumiu o mandato neste ano, após a cassação de Dr. Aldopho (MDB).

Outro cenário que está bastante delicado é em Valparaíso de Goiás, onde existe a possibilidade do Democratas está lado a lado com o MDB, apoiando o atual prefeito Pábio Mossoró, aliança que não tem agradado há muitos, porém dentro da realidade do grupo caiadista, é uma aliança mais produtiva do que com Lêda e seu grupo. Mas não para por ai, a base do governo está praticamente repartida em várias partes com pré-candidatos do PP, Republicanos e Solidariedade, partidos que compõe também a base do governo Caiado.

No Cenário Político Goiano atual, a grande disputa está entre três grupos, o Caiadista, grupo do atual governo Ronaldo Caiado, que venceram em primeiro turno nas últimas eleições com grande expressão , contabilizando 59,73%  dos votos válidos e tem pela frente um grande desafio, consolidar o seu governo no entorno, base que vem com muita força, porém não será fácil pois tem pela frente dois adversários que não podem ser subestimados.

O grupo Vilela liderado por Daniel Vilela, segundo lugar nas últimas eleições, que tem pela frente um desafio ainda maior, continuar avançando e para isso precisam conquistar mais espaço no entorno.

O grupo Marconista que tem como líder o tucano Marconi Perillo, grupo que esteve 16 anos no Palácio das Esmeradas e lideram em grande maioria o cenário municipal, porém sofreram uma derrota esmagadora nas últimas eleições, com apenas 13,73 % dos votos válidos, ficando em terceiro lugar. É caro leitor, mas a base Marconista ainda respira e luta para retornar ao poder, e para isso terá que avançar no entorno, algo que não será fácil.

Com certeza essas eleições não ficarão para história apenas por serem realizadas em meio a uma pandemia, mas também pela disputa que está em jogo, que será acirrada até o apito final. O fator mais importante é quem decide o final desse game eleitoral, é você eleitor que decidirá quem irá legislar e gerir o seu município, por isso é de suma importância, votar consciente. Analise o histórico dos seus candidatos eleitos nas últimas eleições municipais, se os mesmos realmente trabalharam em prol da sua cidade. Estude a vida pública, familiar e social dos pretensos candidatos, não venda seu voto, não troque o futuro da sua cidade, de sua família por um momento efêmero.

*Com a Times Brasília 

Quinta-feira, 10 de setembro, 2020 ás 13:00